Como aplicar um Plano de contas para sua propriedade rural?

Faça um plano de contas efetivo para sua atividade rural e melhore o faturamento de seu negócio.

Um bom plano de contas pode ser o diferencial para o aumento do faturamento de sua propriedade rural.

De forma simplificada, a contabilidade trata de analisar o seu patrimônio, fazendo o levantamento entre o que você possui e o que deve, nessa tarefa, o plano de contas é uma poderosa ferramenta.

Geralmente, seus contadores irão ajudá-lo a configurar e organizar seus livros. No entanto, é uma boa ideia que os produtores rurais que estão apenas começando ou que estejam fazendo sua própria contabilidade entendam ao menos o básico do assunto.

O plano de contas é fundamental ao trabalho do contador e configurá-lo corretamente é a primeira etapa para gerenciar corretamente seus livros.

Os detalhes de um plano de contas

Um plano de contas consiste em uma lista das principais categorias de contas e informações relevantes para as finanças de sua propriedade rural. Existem quatro seções gerais em um plano de contas, com as quais você deve se familiarizar:

  • Conta de Ativos;
  • Conta de Passivo;
  • Contas de Patrimônio Líquido;
  • Conta de Receita;
  • Conta de Despesas;

 O que são contas de ativos?

Um ativo é tudo o que retém valor e também pode ser considerado um recurso para ajudar o seu negócio a gerar fluxos de caixa no futuro. Por exemplo, uma propriedade é um ativo por meio do qual você pode obter uma renda adicional de aluguel.

Ganhar receita usando ativos pode ser considerada receita, como você categoriza seus ativos pode ser complexo e, portanto, é aconselhável consultar uma contabilidade especializada para fornecer serviços de contabilidade de valor agregado.

Existem dois tipos principais de ativos:

  • Circulantes;
  • Não circulantes.

Ativos circulantes: geralmente tem maior grau de liquidez e devem ser consumidos em um ano após o fechamento do balanço. O ativo circulante inclui devedores, dinheiro, títulos negociáveis, contas a receber e estoque.

Ativos não circulantes: geralmente são mantidos para fins de investimento de longo prazo. Ativos não circulantes incluem ativos fixos tangíveis (por exemplo, edifícios, móveis, equipamentos e veículos), ativos fixos intangíveis (por exemplo, direitos autorais, marcas registradas e patentes.

Utilizar um plano de contas eficaz pode ajudá-lo a organizar uma série de contas para controlar melhor vários itens simultaneamente.

Um plano de contas é um mapa que mostra como várias transações são mapeadas em seu sistema de contabilidade.

Isso pode ser usado para ajudar na preparação de contas de gerenciamento eficazes e relatórios de relatórios de desempenho.

O que são contas de responsabilidade (Conta de Passivo)?

Passivos são obrigações financeiras que você ou seu negócio devem a terceiros. 

Alguns exemplos comuns de contas de passivo são credores, empréstimos bancários, empréstimos pessoais, hipotecas, impostos a pagar, contas, etc.

O que são contas de receita?

A conta de receita compreende o valor da receita gerada por meio de várias fontes de negócios. Muitos proprietários rurais não gastam muito tempo na conta de receita e geralmente dividem sua receita em duas categorias gerais “vendas de produtos” ou “serviços”.

No entanto, a menos que seu negócio gere receita apenas de uma ou duas fontes, essas categorias não são suficientes. É mais benéfico para os proprietários de propriedade rurais separar cada fonte de renda para controlar melhor suas finanças com base no tipo de renda.

Primeiro, identifique suas fontes de renda mais lucrativas e classifique-as por tipo de renda. 

Depois de descobrir as áreas mais lucrativas do seu negócio, você obterá uma melhor compreensão do fluxo de caixa e do orçamento do seu negócio.

O que é uma conta de despesas?

Uma conta de despesas ajuda você a ter um melhor controle das despesas incorridas para o negócio e, em alguns casos, do dinheiro que está sendo gasto.

Contas de despesas em um plano de contas compreende as despesas incorridas durante a gestão das operações e finanças do seu negócio, ou seja, o dinheiro que gastou para gerir as suas atividades rurais e comerciais.

Por exemplo, quando você gasta em combustível para o funcionamento de seus veículos, uma despesa é registrada em sua conta de despesas de reparo e manutenção.

Semelhante às contas de receita, distribuir suas despesas em códigos diferentes é sempre uma boa ideia.

Conte conosco da França e Silva

Separar suas despesas, gerenciá-las e rastreá-las pode ser muito frustrante, por isso é aconselhável buscar a experiência de uma contabilidade especializada no agronegócio.

Isso pode ajudá-lo a economizar tempo para outras responsabilidades principais. E é pensando nisso que a França e Silva deixa a disposição consultores especializada no seu negócio. Entre em contato através do nosso site https://www.escritoriofrancaesilva.com.br/